A importância da limpeza de pele

acne

A pele é o nosso maior órgão, uma barreira fina e impermeável que protege os raios UV, poluição e mudanças climáticas. Também elimina toxinas, regula a temperatura do corpo e distribui oxigênio e nutrientes. Por isso, cuidar da pele corretamente é fundamental. A importância da limpeza da pele não se resume à remoção de cravos e espinhas. Ela elimina a sujeira, controla o excesso de oleosidade, afina o extrato córneo, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o acúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidratação e, consequentemente, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa.
As Limpezas de Pele podem ser de dois tipos: superficial e profunda.
Superficial_ É a limpeza de pele feita com sabonetes específicos que deve ser feita diariamente.
Profunda_ É realizada pelo profissional esteticista.

Antes de iniciar qualquer limpeza de pele, tratamento ou uso de cosméticos, é essencial que se tenha conhecimento do tipo de pele, pois as reações podem ocorrer, diferentemente, dependendo de cada tipo de pele. Pessoas com pele sensível ou alérgica, devem ter mais cuidado e evitar produtos que causam reações e realizar a trocar por outros. Para cada tipo de pele usa-se um determinado produto. As limpezas de pele normalmente seguem as seguintes etapas:
1) Higienização;
2) Afinamento cutâneo;
3) Tonificação;
4) Emoliência;
5) Extração;
6) Loção anti-séptica;
7) Utilização alta frequência;
8) Aplicação de gel calmante;
9) Máscara adstringente/hidratante;
10) Filtro solar à base de gel.

O profissional deve fazer avaliação minuciosa antes de iniciar o procedimento. O maior cuidado com a limpeza de pele no verão é o sol. Após a limpeza de pele, evitar se expor ao sol por 48h, mesmo com Fator de Proteção Solar (FPS). Após a limpeza de pele usar FPS de 45 a 60 a cada 4h no rosto. Ter o cuidado de escolher o FPS para cada tipo de pele: oleosa, mista, acneica ou sensível. O prazo para a limpeza de pele, também deve obedecer ao tipo de pele: pele acneica a cada 20 dias, pele oleosa 30 dias, peles mistas de 45 a 60 dias. A pele com ACNE requer maior paciência, persistência e disciplina no tratamento, pois, embora atinja também adultos, seus alvos prediletos são adolescentes, na fase da puberdade e o tratamento depende da forma da acne, sua intensidade e tipo de pele. Após o dermatologista ter diagnosticado o tipo de acne, ele prescreverá o tratamento e, com certeza, entre neste, uma limpeza de pele feita por um(a) esteticista.

O trabalho do(a) esteticista é manter o controle da proliferação de bactérias por acnes e o pH da pele saudável, não permitindo que resseque ou desidrate a pele. A retirada de comedões (cravos) é essencial no controle da acne, pois sua ausência inibe a ação da bactéria. Para manter por mais tempo a limpeza de pele que foi feita em cabine de estética, garantindo uma pele bem cuidada, é necessário que, duas vezes ao dia (manhã e noite), sejam reservados alguns minutos para realizar os cuidados básicos de beleza, que são: higienizar, tonificar, hidratar/nutrir e proteger. Além da limpeza de
pele caseira, com uso de sabonetes específicos e máscaras faciais dependendo do tipo de pele. O profissional poderá indicar o uso das mesmas.

fonte: http://www.revistasaudeinterativa.com.br/artigos/ed47/limpezasdepele-sorayaguex.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s