Como prevenir a caspa

A caspa pode ser produzida pelo aparecimento de um fungo no couro cabeludo, descamação excessiva da pele, estresse e fadiga ou inclusive pelo uso de um xampu inadequado. Tanto o fungo como o resto de causantes ativam e aceleram o processo de renovação de células do couro cabeludo. Na verdade, a caspa é simplesmente as células mortas do couro cabeludo. Normalmente este processo é produzido uma vez por mês e as células mortas se eliminam de forma natural ao lavar ou pentear o cabelo. Mas, com o desequilíbrio que os causantes provocam no couro cabeludo, o processo se acelera e as células morrem com uma frequência maior do que a prevista, dando lugar à antiestética caspa. Se quer evitar que isto aconteça, continue lendo e descubra como prevenir a caspa. Se essas partículas brancas chatas já encheram seu cabelo inteiro, mostramos-lhe alguns remédios caseiros para eliminá-las. Tratar a caspa é fundamental para prevenir o aparecimento de outros problemas capilares, pois não só afeta a estética, mas também a saúde.

1

1. Lavar o cabelo com água morna e enxaguar com água fria para ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e evitar o aparecimento do fungo que provoca o desequilíbrio na eliminação de células mortas. Na maioria das vezes, o fungo que provoca o aparecimento de caspa no cabelo é o Malassezia furfur.

2. Usar xampus com ingredientes naturais que não danifiquem o cabelo nem favoreçam o aparecimento de caspa. O extrato de crisálida é um elemento que ajuda a evitar a caspa no cabelo graças às suas propriedades regenerativas, depurativas e calmantes. Por isso, faça o possível para que seu xampu ou máscara capilar tenham este ingrediente.

3. Escove seu cabelo com frequência para evitar o aparecimento e crescimento do fungo que produz a caspa e para eliminar as células mortas do couro cabeludo. Você deve fazê-lo colocando o cabelo para um lado e começando pelas pontas. Desta forma você evita não só a caspa mas também impede o aparecimento de pontas duplas no cabelo.

4. Evite sempre o uso de produtos agressivos para o cabelo, como gel fixador, laca, cera para o cabelo, etc. Ou use com moderação e adequadamente.

5. Uma alimentação saudável e equilibrada é básica para evitar a caspa. Os produtos ácidos favorecem o aparecimento do fungo Malassezia, um dos principais causante da caspa, e aceleram o processo de eliminação de células mortas. Por isso, mantenha uma alimentação rica em frutas e verduras, reduzindo o consumo de cítricos. É muito importante ingerir vitaminas e minerais para evitar a descamação da pele. Evite sempre o consumo de açúcar e alimentos com muita gordura, assim como o consumo de álcool e cigarro, e reduza ao máximo a quantidade de café e chá.

6. O suor excessivo favorece a descamação das células do couro cabeludo, provocando caspa no cabelo. Por isso, você deve eliminá-lo o quanto antes. Depois de uma jornada de exercício intenso, lave seu cabelo rapidamente para evitar o aparecimento de caspa.

7. O estresse e a ansiedade também favorecem o aparecimento de caspa. Por isso você deve tentar relaxar, fazer exercício para se desfazer de todas as tensões e problemas que lhe perturbam, para poder evitar a caspa no cabelo. Veja algumas soluções que temos para si para combater o stress.

Aplique todos estes truques para prevenir a caspa e tenha um cabelo impecável e saudável. A saúde capilar é muito importante para evitar o aparecimento de doenças como a seborreia.

fonte: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-prevenir-a-caspa-6447.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s